domingo, 15 de janeiro de 2012

Gravações "Light & Shade" - 9° dia

Zanini assistido por Sesti e Fiorenza

O 9° dia de gravações começou às 15h30min. A Gibson utilizada nas sessões é uma 335 (1959) Reissue, modelo clássico eternizada por Chuck Berry e B.B. King. O instrumento possui características próprias, mas ainda tem sonoridades das "primas" Les Paul e SG. Dá pra mencionar ainda algumas características da clássica ES-175 (essa mais prima ainda), guitarra muito usada por músicos de jazz e blues. Sobre o amplificador (cortesia do brother Alexandre Ugalde, da banda Lenha Seca), trata-se de um daqueles equipamentos que fazem a diferença no território da captura de áudio. Com isso, a guita foi microfonada em um pequeno (e sempre eficiente) cubo Fender Blues Jr de 15 watts. Para usar esse ampli, Zanini deixou de lado um velho Fender Super Reverb 1964. Vale lembrar que esse é um dos sets favoritos de grandes nomes do rock. Em muitas de suas lendárias gravações, Jimmy Page trabalhava exatamente nessa configuração. Dentro das quatro linhas de um estúdio, Eric Clapton também gostava de timbrar suas guitarras num amp de menor potência. E que som! 

Zanini em Booze & Pills. Lennon ao fundo.

Sete canções foram gravadas na primeira “Tarde das guitarras”: - “Nomplussed Lives”, “Booze & Pills”, “Vampire’s Dance”, “Back To Town”, “Romance”, “Before I Hit The Road” e “A Flame Thar Stills Burns”.  

Ainda deu tempo para Lennon fazer o vocal de "Back To Town". Hoje os trabalhos recomeçam por volta das 15h com mais guitarras e (finalmente) as primeiras gravações de harmônica, e, provavelmente, o vocal definitivo de “Vampire’s Dance”.


Um comentário:

  1. A Gibson utilizada está sendo uma 335 1959 Reissue, modelo clássico oriundo dos anos 50, eternizada por Chuck Berry e B.B. King. O instrumento possui características próprias, mas ainda tem sonoridades das "primas" Les Paul e SG, sem falar a sonoridade da clássica ES-175 (essa mais prima ainda), guitarra muito usada por músicos de jazz e blues. Sobre o amplificador Fender Blues Jr., esse é cortesia do brother Alexandre Ugalde, da banda Lenha Seca. Valeu pelo amp e pela dica, meu velho. Para usar esse ampli, deixei de lado o meu velho Fender Super Reverb 1964.

    ResponderExcluir