quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Que raio de Geringonça é essa?

#

Misturando músicas autorais com elementos cênicos, surge um novo grupo (ou bando) na região centro do estado


Adriano Taques, o Zúli, compositor, vocalista, pianista, tecladista, violonista e um dos caras que movem a Jack of Hearts, está estreando um novo projeto. É a Geringonça, um sexteto que busca em sua essência o espírito mambembe dos músicos de rua e artistas circenses, gerando no produto final um tipo de espetáculo com forte acento cênico teatral. A ilustração de Jorge Gularte na imagem acima já dá a pista. O projeto ganha  seu avant-première na próxima semana, e rezará na cartilha da descontração, entretanto, há requintes de profissionalismo - com jogo cênico, maquiagem (Aline Ribeiro), figurinos (Michele Daronch), iluminação (Luiza de Rossi), roteiro pré-desenhado, personagens e cenário. Na formação, além do Adriano (ou Palhaço Zuli) - temos o Grilo Cantor, Pedaço da Natureza, Ivan Kchovski, Voodoo e Julián Ramirez.



Geringonça = Maquinário.mp3

O sexteto formado em Santa Maria vem trabalhando em silêncio a cerca de três anos, e dessa gema artística surge um trabalho que chama a atenção também pela originalidade. Pude assistir um ensaio da Geringonça e posso afirmar que essa turma acertou a mão com o lance de não ter pressa em ganhar os palcos. Tanto que, o resultado dessa gestação em "slow motion" formou um trabalho que (tenho certeza) já nasce coeso e com direção artística muito clara.*



Geringonça = Os Dente da Frente.mp3


O vernáculo da banda é redigido além dos rótulos. Dá pra dizer que está enraizado na magia da canção cantável, da música que flui como uma conversa e diverte como um simples bate papo informal, sem maneirismos e com pitadas de humor cotidiano e sacadas divertidas. São 16 canções próprias com ritmos que vão do tango ao samba, da balada ao soul, mas sempre pelos caminhos da MPH (Música Popular Humana, como eles gostam de definir). Entre os temas das composições, estão lá a sede de consumo, as relações homem/máquina, o amor e a inevitabilidade da morte.
*


Geringonça = Batom.mp3


A estreia da Geringonça acontece nessa quinta-feira (15), 21h no Auditório da Cesma (Professor Braga, 55). Além da apresentação dos músicos, haverá intervenções fotográficas com Macarena S. Rodriguez e com os ilustradores Rafael Heimen e Jorge Gularte. Os ingressos custam R$10,00 (antecipados).


Nenhum comentário:

Postar um comentário