terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jack of Hearts covers - Tiny Dancer (1971)

Divulgação Vinyl Films


A letra de Tiny Dancer foi escrita por Bernie Taupin, parceiro de longa data de Elton John. Taupin disse que tentou capturar o espírito da Califórnia do início dos anos 70, encapsulado pelas mulheres que  conheceu. Na verdade, tornou-se conhecida como a canção inspirada em uma de suas namoradas, Maxine Feibelman, garota que acabou se tornando sua primeira esposa. Ela foi costureira da banda de Elton John e obviamente se casou com um músico (como a letra profetiza). A música foi dedicada a ela no álbum Madman Across the Water (1971). Bernie e Maxine se divorciaram em 1976.




Entretanto, a canção ganhou um novo sopro de vida quando foi incluída na trilha sonora do filme Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe. A cena em que toda a trupe canta a música no ônibus da turnê da banda (fictícia) Still Water, tornou-se célebre e acabou introduzindo a canção a uma nova geração de admiradores




No documentário Two Rooms, de 1991, que mostra o processo de criação das músicas compostas pela dupla Elton John/Bernie Taupin, eles revelam mais detalhes sobre o processo criativo de "Tiny Dancer". Não havia interação entre os dois: Elton ficava em um local e Taupin, em outro.


Elton & Bernie 

A letra fala de coisas simples: "Garota de calça jeans / Tão triste / Olhos e sorriso bonito / Costureira da banda/ Você se casará com um músico". Na lista publicada em 2004 das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos da Rolling Stone, "Tiny Dancer" postula na posição 397. A melodia crescente de John teve uma ajuda de Paul Buckmaster e de Rick Wakeman, que logo depois se juntaria a banda de rock progressivo Yes, no orgão. Em resumo: um clássico absoluto do rock.

Ouça a versão da Jack of Hearts. (Gravada ao vivo no Moto Garage - 15.10.11)



Jack of Hearts = Tiny Dancer (Elton John cover).mp3 by MarcioGrings

Um comentário:

  1. o que falar de uma música em que se encerra um comentário com apenas,,,"em resumo: um clássico absoluto do rock"... nada a acrescentar.... apenas que o pessoal do Jack of Hearts captou a essência mágica de Tiny.. Mete bronca porque ta muito bala...

    ResponderExcluir